domingo, 28 de março de 2010

A história da água engarrafada



Annie Leonard, a produtora de A História das Coisas e A História do Cap and Trade, lançou no Dia Mundial da Água o seu novo documentário: The Story of Bottled Water (ou, em tradução livre, A História da Água Engarrafada).

O vídeo, com duração de oito minutos, questiona a falta de consciência ecológica dos cidadãos que compram garrafas de água enquanto poderiam beber água tratada. Annie também apresenta o dano que essa prática causa ao planeta, como o aumento da poluição e o mal uso de dinheiro.
Os argumentos do documentário estão baseados em:

* pesquisas científicas comprovam que água em garrafa muitas vezes tem menor qualidade do que a filtrada;

* testes de opinião pública mostram a água tratada como de “gosto mais puro” que a mineral;

* a água armazenada em garrafas plásticas pode custar até 2 mil vezes mais que a tratada.

O vídeo mostra que tudo isso só acontece porque as empresas que “fabricam” a água engarrafada precisam continuar crescendo, então eles investem em propagandas que moldem a atitude das pessoas em relação ao consumo de água. Por consequência, fazem uma imagem negativa da água filtrada.

“Elas dizem que a água tratada não é pura, seduzem o cliente com uma imagem de água de ‘fonte limpa e bem cuidada’ e, além disso, as águas engarrafadas são constantemente associadas a pessoas de boa condição financeira”, são outros argumentos de Annie.

Outro dado alarmante é o da poluição. O “lixo” resultado da indústria de garrafas de plástico é grande suficiente para dar cinco voltas redor do mundo. A indústria da água polui tanto quanto qualquer outra - gasta energia, transporte e ainda produz lixo que nem sempre é reciclado. Annie completa que, geralmente, as garrafas plásticas vão para lixões ou são enceneradas, muito raro, são recicladas.

Como solução para o problema, o vídeo estimula os cidadãos a dizerem não para a água engarrafada e a encorajarem os políticos a investirem em tratamento de água e prevenção da poluição dos rios. Ele incentiva do uso de bebedouros e o boicote às garrafas de água nas escolas, nas organizações e em toda a cidade.

Água engarrafada é desperdício de dinheiro

Mas Annie também traz estatísticas confortantes. Ela informa uma diminuição no índice de uso de águas engarrafadas - dados comprovam que restaurantes se preocupam mais com a venda de garrafas de água e que muitos consumidores usam a garrafa apenas como refil, enchendo-as com água tratada todo o tempo, pois escolheram poupar o dinheiro da compra.

O vídeo termina com a seguinte afirmativa: “carregar uma garrafa de água é tão ruim quanto uma grávida fumar cigarro”. E conclui: “Nós não vamos mais seguir as demandas do mercado, vamos escolher as nossa próprias demandas, e a nossa demanda será: água limpa e segura para todos”.

* Projeto do Instituto Ecodesenvolvimento

Nenhum comentário: