quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Polícia investiga crime ambiental na Serra de SC


Empresa teria despejado resíduos de leite no Rio Caveiras

A Polícia Ambiental e fiscais da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), investigam supostos crimes ambientais que estariam sendo cometidos pela Companhia Brasileira de Lactose (CBL), em Lages, na Serra Catarinense.

Na empresa, que encerrou as operações em 29 de janeiro, os fiscais encontraram sujeira e restos dos produtos que eram fabricados. De acordo com eles, no laboratório que fazia as análises do leite os equipamentos estavam em péssimas condições de higiene.

A pior situação teria sido observada na estação de tratamento de resíduos. Uma bomba foi colocada para tirar o que havia dentro dos reservatórios. Todos os resíduos da produção dos derivados de leite estariam sendo lançados, sem tratamento, no Rio Caveiras, que passa nos fundos da empresa.

Amostras da água foram recolhidas e, caso seja constatada a presença do material nas águas do rio, a empresa pode ser multada entre R$ 50 mil e R$ 10 milhões.

— Tudo indica que os produtos foram despejados no rio e certamente será configurado crime ambiental — informou Fabio Bento, gerente regional da Fatma.

Outro suposto crime ambiental flagrado pelos agentes foi a construção de uma rampa para lavar os caminhões da empresa dentro de uma área de preservação permanente. Há suspeita que óleos automotivos e industriais tenham sido liberados diretamente no solo, colocando em risco as águas subterrâneas do local.

Geovani Broering, proprietário do local, onde antigamente funcionava a empresa Lactoplasa, afirma que há um ano havia arrendado a indústria ao grupo alimentício de Chapecó. (Fonte: DC)

Um comentário:

IBEMA - Instituto Ecológico disse...

Nesse mundo massificado, onde os seres humanos sentem-se donos de tudo, onde desmatam sem se importar com as demais vidas da diversidade local, onde destroem tudo em nome de cifras (dinheiro), sem se importar com o meio ambiente, a fauna e a flora, chegara o dia em que eles se arrependerão, esperamos que esse arrependimento não venha tardio demais.

Enquanto isso...a lei de crimes ambientais é uma ferramenta da cidadania, e cabe a ela (cidadania) implementá-la, exercitá-la, fazer valer, através de amplo conhecimento, e de sua vigilância constante - exerça seu poder de cidadão(ã), denuncie as degradações ambientais de sua cidade, seu estado...seu país.

Conheça um pouco do trabalho do IBEMA - Instituto Brasileiro da Ecologia e Meio Ambiente:

www.ibema.org.br -
http://institutoecologico.blogspot.com/ -
http://groups.google.com.br/group/ibema?hl=pt-BR

Vavá do IBEMA

msn: institutoecologico@hotmail.com
skype: vava.do.ibema
celular: 11.7187.4489