sábado, 31 de janeiro de 2009

Câmeras automáticas instaladas na selva amazônica flagram 75 onças


Fotografias servem de base para censo do felino em reservas do Equador. Veja imagens de onça e outros animais fotografados na pesquisa.

Usando câmeras fotográficas com sensores de presença instaladas em diferentes pontos da selva amazônica equatoriana, o pesquisador Santiago Espinosa conseguiu fotografar 75 onças-pintadas e demonstrar que a presença humana faz diminuir a incidência do maior felino do continente.

Espinosa instalou as máquinas no Parque Nacional Yasuni e na Reserva Étnica Yasuni que, somados, têm 16.800 km² (aproximadamente 11 vezes o tamanho do município de São Paulo). Os 75 espécimes fotografados durante o censo foram identificados pelo padrão das manchas na pelagem.

O número de animais fotografados em cada ponto mostra que a proximidade de estradas ou núcleos urbanos diminui a presença das onças. Em um ponto remoto da floresta estudado por Espinosa, ele identificou cinco vezes mais onças-pintadas que em locais com maior população humana.

Segundo informações divulgadas pela Wildlife Conservation Society, umas das instituições financiadoras do cientista, a presença humana diminui a incidência do felino porque, além de ser alvo direto de caçadores, suas presas naturais, como o porco-do- mato, são também caçadas pelo homem, o que diminui as fontes de alimento do predador.

Além das onças, as câmeras do cientista equatoriano flagraram outros animais, como um bando de porcos selvagens e uma rara espécie de cachorro-do-mato. (Fonte: G1)

Nenhum comentário: