domingo, 9 de novembro de 2008

Milhares de pessoas protestam contra lixo nuclear na Alemanha


Ativistas se acorrentaram aos trilhos para impedir que trem com dejetos chegasse à cidade de Goerleben.

Cerca de 300 fazendeiros usaram tratores para bloquear as principais vias de acesso ao depósito na cidade de Goerleben, onde havia outras 14.500 pessoas protestando.

O combustível atômico usado da Alemanha é enviado anualmente para a França e Reino Unido para reprocessamento, e depois é reenviado para armazenamento em Goerleben - cidade que é um foco tradicional de protestos antinucleares.

Contudo, a freqüência dos protestos diminuiu desde 2003, quando o governo lançou um cronograma de 20 anos para o fechamento de 17 usinas nucleares alemãs. Os ativistas reclamam que o cronograma é muito lento, e que o depósito em Goerleben não é seguro.

O último carregamento de lixo reprocessado estava sendo levado em um trem com 11 containers, que atravessou o nordeste da França sem incidentes na última sexta, 7, e chegou na fronteira alemã na manhã de sábado. O plano era chegar na cidade de Dannenberg no domingo, onde a carga seria transferida para caminhões para a última jornada até Goerleben. O Estadão.

Um comentário:

Viver Sustentável disse...

parabéns pelo blog e obrigada por linkar o Viver Sustentável (que agora tá de novo endereço)
abraços