sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Jacaré sai de rio e vai para o Centro de Joinville , em SC


Um jacaré escapou de ser atropelado por um motoqueiro e acabou pego em flagrante, dentro de uma poça dágua, em frente à Casa Amarela, no Centro de Joinville, na madrugada de ontem.

É a primeira vez que o réptil é avistado na rua, em plena Avenida Hermann August Lepper, a cerca de 30 metros de seu lar: o poluído Rio Cachoeira.

Quatro bombeiros, coordenados pelo subchefe Claudemir Alves de Ramos, capturaram o bicho, que acabou perdendo um dente no processo. Mas a falta de dente não deve ser problema por muito tempo. Eles nascem constantemente, um atrás do outro, segundo a bióloga Cátia Cassaro, que lida, diariamente, com quatro jacarés no parque Beto Carrero World, em Penha.

Animal é conhecido da população local

Imobilizado, ele teve um lençol jogado sobre sua cabeça e a boca amarrada. O animal ficou 15 horas atado a uma corda, no pátio do Corpo de Bombeiros.

Por decisão de autoridades ambientais, foi devolvido ao seu ambiente natural. O jacaré é um velho conhecido da população de Joinville. Foi, inclusive, batizado de Fritz, em 2006.

O presidente do Instituto Viva o Cachoeira (ONG que monitora o Cachoeira), Altamir Andrade, disse que o Fritz é o maior jacaré do rio.

- Sabemos, porque ele é visto há mais de 10 anos nesse mesmo trecho - afirmou.

O jacaré mede cerca de 1,8 metro e pesa entre 70 e 80 quilos, segundo os bombeiros. Pelo tamanho, Cátia estima que tenha 15 anos e coma cinco quilos de alimentos por dia.

Se depender da longevidade, Fritz poderá ser visto por mais uns 50 anos em Joinville - eles podem chegar aos 70 anos. DC

Nenhum comentário: