sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Somos todos interdependentes


Nós não podemos conceber o nascimento de coisa alguma. Há apenas continuação. Por favor, olhe para trás ainda além e você verá que você não somente existia no seu pai e na sua mãe, mas você também existia em seus avós e seus bisavós. Quando eu olho mais profunda¬mente, eu vejo que, numa vida anterior, eu fui uma nuvem. Isto não é poesia, isto é ciência. Porque eu digo que numa vida anterior eu fui uma nuvem? Porque ainda sou uma nuvem. Sem a nuvem, eu não posso estar aqui. Eu sou a nu¬vem, o rio, e o ar neste exato momento, e assim eu sei que no passado fui uma nuvem, um rio e o ar. E eu fui uma rocha. Eu fui os minerais na água. Isto não é uma questão de crença na reencarnação. Isto é a história da vida na terra. Nós já fomos gás, raios de sol, água, fungos e plan¬tas. Nós já fomos seres unicelulares.

Extraído do livro “O Coração da Compreensão” de Thich Nhat Hanh.

Há 2.600 anos, o Budismo ensina a Interconexão de todos os seres. Nenhuma criatura existe isolada dos outros seres. Todo o universo está refletido no menor partícula. O menor partícula é uma parte inseperável do TODO.

Nenhum comentário: