quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Como funciona a energia das ondas


­"Isso vai ser muito fácil", você pensa ao entrar com uma prancha de surfe na água pela primeira vez. ­Mas, depois da décima queda, você começa a reparar nos machucados em seu corpo e percebe o quanto as ondas do oceano são fortes e descontroladas. Mas essa força das ondas é exatamente aquilo que, segundo alguns cientistas, poderia livrar o mundo da dependência dos combustíveis fósseis.

Se você observar um globo terrestre vai perceber rapidamente que­ a água recobre a maior parte da superfície da Terra (cerca de 70%). E a idéia de se utilizar a energia dessa fonte natural é bastante interessante.

Utilizar a energia das ondas implica em recolher o imenso poder das ondas oceânicas. As ondas produzem uma grande quantidade de energia e apenas uma pequena parte dela poderia ser utilizada para fornecer uma parcela da eletricidade que o mundo consome a cada dia. Ainda que variem as estimativas quanto ao montante com que as ondas poderiam contribuir para o consumo mundial de energia, há quem diga que poderia atingir os 10%. Continue lendo.

Nenhum comentário: