segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Reaproveitando a água de esgoto

Aberto em janeiro deste ano, o Groundwater Replenishment System de Orange County, na Califórnia, é o maior sistema de reaproveitamento da água de esgoto do mundo. Mas foram mais de dez anos de espera para que começasse a ser construído. O atraso aconteceu por motivos psicológicos.

O sistema gerou críticas, mas o projeto avançou. O New York Times diz que a aversão ao esgoto é quase universal, e como críticos do processo fazem questão de ressaltar, não transformar o esgoto em água potável foi um dos importantes avanços em saúde púbica dos últimos 150 anos. A construção do sistema de Orange County custou US$ 480 milhões, e para funcionar custa de US$ 29 milhões por ano.

Com o aumento da demanda por água e com as previsões de que as alterações climáticas vão fazer as secas piorarem, muitos lugares do mundo estão considerando adotar sistemas semelhantes. Los Angeles e San Diego, por exemplo, que já haviam rejeitado o sistema de reaproveitamento da água de esgoto, estão reconsiderando a questão.

Fonte: Opinião e Notícia

Nenhum comentário: