quarta-feira, 4 de junho de 2008

Quem se casa na Indonésia, tem que plantar árvores

Jacarta, Indonésia - Casais que almejam se unir legalmente precisam prometer algo a mais em uma província da Indonésia: plantar árvores para ajudar a diminuir o desflorestamento na região.

Enquanto o país se prepara para a celebração do Dia Mundial do Meio-Ambiente, noivos e noivas de Gorontalo, região montanhosa da ilha de Sulawesi, passam a ter que plantar 10 sementes fornecidas pelo governo, afirmou Hasyim Alidrus, líder para assuntos religiosos da região.

Isso faz parte de uma iniciativa nacional em "re-esverdear" o país, lançada pelo presidente Susilo Bambang Yudhoyono na Conferência de Bali em novembro do ano passado, quando milhões de árvores foram plantadas em todo o arquipélago.

Segundo os críticos, o programa é amplamente simbólico em uma nação que perde suas florestas no ritmo mais acelerado do mundo por causa da extração ilegal, mineração e plantações.

Conservadores dizem que o desflorestamento nas ilhas de Bornéu já representa uma área do tamanho de alguns países europeus e continua impune.

A medida não atinge o entusiasmo de Khairul Baso e sua noiva, Andini, que receberam árvores de seis meses juntamente com sementes que devem ser plantadas antes de seu casamento nesse fim de semana.

O casal é apenas um dos cerca de 900 que receberam árvores do gabinete de assuntos religiosos de Gorontalo, onde precisam se registrar para obter documentos matrimoniais.

Os casais precisam plantar as árvores para receber os documentos, disse Alidrus, apesar de não estar claro como isso é verificado.

Fonte: Último segundo.

Nenhum comentário: